quarta-feira, 27 de maio de 2015

Prisãao de ventre

 

   A prisão de ventre é um mau funcionamento do intestino, originada de vários fatores e é caracterizada pela diminuição da frequência das evacuações, associada à dificuldade ao evacuar, pois as fezes estão ressecadas e endurecidas, difíceis de serem eliminadas.
   Os sintomas mais importantes são a dor provocada pelo esforço excessivo ao evacuar, às vezes acompanhada de sangramento e sensação de evacuação "insatisfatória ou incompleta". A principal queixa do paciente constipado é o número reduzido de evacuações. É comum pacientes constipados ficarem uma semana sem evacuar. Eventualmente, pode ocorrer a formação de fecaloma (massa de fezes grande, dura e imóvel, que o paciente não consegue eliminar sozinho).
  As causas podem ser muitas, mas o nosso principal interesse não é estender o assunto sobre os vários casos, psicológicos, patológicos ou não. O que vamos discutir é a prisão de ventre que o  Dr. Dukan alerta poder ocorrer nos primeiros dias da dieta dukan, quando começamos a observar o nosso novo regime alimentar. O médico admite que a constipação acontece por causa da baixa ingestão de gordura, mas admite também que por esta razão é uma constante de todas as dietas de perda de peso. Além disso, afirma, "os alimentos ricos em proteínas, retém poucos resíduos. Um ovo e um iogurte, por exemplo, não contém qualquer fibra, tudo é absorvido sem resíduo. A ausência de gordura reduz a lubrificação do trato digestivo. É claro que todas as pessoas que têm uma tendência para a constipação, correm um risco maior. A constipação é preocupante se for mal tolerada com dor e inchaço. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário